MASTOPEXIA

A mastopexia é a cirurgia para elevar a mama que está flácida (caída). Nesse caso, os seios não costumam ser muito grandes, portanto, não se trata da necessidade de reduzir seu tamanho, embora isso também possa ser feito, se for o desejo da paciente. Muitas mulheres podem ter as mamas de volume aceitável, mas que caíram em virtude do excesso de pele, o que pode ocorrer após perda de peso excessivo ou importante redução do volume mamário após amamentação, ou porque têm o colágeno de qualidade ruim e os seios são flácidos, mesmo sendo jovem e nunca tendo amamentando. Há graus variados de ptose mamária, conforme a figura:

Posso fazer a mastopexia e usar próteses?

Sim. É bastante comum fazer a mastopexia para levantar os seios e usar próteses para dar mais firmeza à mama, principalmente nos casos em que os tecidos naturais da mama são bastante flácidos. Como o objetivo não é aumento de volume, geralmente usamos próteses de volume médio.

Muitas pacientes precisam submeter-se à mastopexia pela flacidez, mas sonham em colocar as próteses e ter o resultado de um seio bem marcado, bem elevado. São objetivos diferentes, com cirurgias diferentes, com alterações diferentes nos seios, portanto os resultados também não são iguais.

Com a evolução de novas técnicas, hoje é possível, a depender de como são os seios da paciente, realizar uma mastopexia com colocação de próteses e deixar os seios mais elevados.

Qual o tipo de anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Pode ser uma anestesia peridural associada à sedação ou uma anestesia geral.

Onde ficam as cicatrizes?

A extensão das cicatrizes depende da quantidade de sobra de pele das mamas. Geralmente situam-se ao redor da aréola, abaixo do sulco mamário e outra na vertical, ligando a aréola ao sulco, deixando um formato parecido com uma âncora, o que algumas pacientes chamam de T invertido. A qualidade da cicatriz depende bastante da boa capacidade de cicatrização do seu corpo, mesmo que o cirurgião empregue todos os cuidados técnicos possíveis na confecção de sua cicatriz.

Vou sentir dor no pós operatório?

A cirurgia de mastopexia não costuma causar dor importante no pós-operatório. Analgésicos simples geralmente controlam bem a dor.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção usamos drenos.

Ainda poderei amamentar após esta cirurgia?

A grande maioria das mulheres não tem problemas para amamentar após esta cirurgia. Apenas casos que necessitam grande alteração da estrutura da glândula mamária têm esse risco aumentado.