MASTOPEXIA

A mastopexia é a cirurgia para elevar a mama que está ptosada (caída), sem necessidade de reduzir seu tamanho. Muitas mulheres podem ter as mamas de volume aceitável, mas que caíram em virtude do excesso de pele, o que pode ocorrer após perda de peso excessivo ou importante redução do volume mamário após amamentação. Há graus variados de ptose mamária.

 

Posso fazer a mastopexia e usar próteses?

Sim. É bastante comum fazer a mastopexia para levantar a mama e usar uma prótese para dar mais firmeza à mama, principalmente nos casos em que os tecidos naturais da mama são bastante flácidos. Como o objetivo não é aumento de volume, geralmente usamos próteses de volume menor.

Qual o tipo de anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Pode ser uma anestesia peridural associada à sedação ou uma anestesia geral.

Onde Fica a Cicatriz?

A extensão das cicatrizes depende da quantidade de sobra de pele das mamas. Geralmente situam-se ao redor da aréola, abaixo do sulco mamário e outra na vertical, ligando a aréola ao sulco, deixando um formato parecido com uma âncora. A qualidade da cicatriz depende bastante da boa capacidade de cicatrização do seu corpo.

Vou sentir dor no pós operatório?

A cirurgia de mastopexia não costuma causar dor importante no pós-operatório. Analgésicos simples geralmente controlam bem a dor.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção usamos drenos.

Ainda poderei amamentar após esta cirurgia?

A grande maioria das mulheres não tem problemas para amamentar após esta cirurgia. Apenas casos que necessitam grande alteração da estrutura da glândula mamária têm esse risco aumentado.