Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora é a cirurgia que tem o objetivo de reduzir o volume dos seios. A mama é constituída basicamente pela glândula mamária e por gordura. Seu volume pode estar aumentado por influência de hormônios ou por ganho de peso. Talvez seja a cirurgia plástica com o maior número de técnicas diferentes, no entanto, como a mama precisa ser reduzida em suas três dimensões, as cicatrizes são grandes, independente da técnica utilizada.

O objetivo da cirurgia é de reduzir o volume dos seios, mas também fazemos a elevação das mamas quando estão caídas. Como você já leu, parte do conteúdo dos seios é gordura, então é importantíssimo operar-se com o peso adequado para sua altura, o que diminui a quantidade de gordura nas mamas, para que seu resultado seja melhor e a cirurgia feita com menor risco.

Quem precisa submeter-se à redução mamária?

As pacientes geralmente queixam-se de dor nas costas e nos ombros em virtude do peso da mama, mas também por acharem o volume das mamas desproporcional ao corpo, ou ainda por existir diferença de volume notável entre elas.

Com que idade posso submeter-me à redução mamária?

Não existe uma idade mínima limite, mas por segurança aceitamos pacientes que tenham no mínimo 16 anos. São necessários alguns cuidados como:

– O crescimento das mamas deve ter estacionado há pelo menos 1 ano.

– Ter maturidade emocional suficiente para se submeter a uma cirurgia plástica e entender seus riscos e benefícios.

– Apoio da família e amigos.

Qual o tipo de anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Pode ser uma anestesia peridural associada à sedação ou uma anestesia geral.

Onde ficam as cicatrizes?

A extensão das cicatrizes depende do volume das mamas. Geralmente situam-se ao redor da aréola, abaixo do sulco mamário e outra na vertical, ligando a aréola ao sulco, deixando um formato parecido com uma âncora. Muitas pacientes chamam de T invertido. A qualidade da cicatriz depende bastante da boa capacidade de cicatrização do seu corpo, mesmo que o cirurgião empregue todos os cuidados técnicos possíveis na confecção de sua cicatriz.

Vou sentir dor no pós operatório?

A cirurgia de mamoplastia redutora não costuma causar dor importante no pós-operatório. Analgésicos simples geralmente controlam bem a dor.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção usamos drenos.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção usamos drenos.

Ainda poderei amamentar após esta cirurgia?

A grande maioria das mulheres não tem problemas para amamentar após esta cirurgia. Apenas casos de seios muito grandes, que necessitam grande alteração da estrutura da glândula mamária têm esse risco aumentado, porque nestas pacientes necessitamos fazer a retirada de grandes volumes de tecido mamário.

Posso reduzir minhas mamas e colocar próteses?

Atualmente esta conduta tem sido motivo de grande discussão nos congressos de cirurgia plástica. Para casos selecionados, esta conduta é possível sim.