LIPOASPIRAÇÃO

A lipoaspiração é a aspiração de gordura através de cânulas que estão ligadas a um aparelho de sucção (aspiração). Foi introduzida no Brasil durante o Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica em Fortaleza, em 1980, pelo francês Yves Illouz. É um dos mais importantes instrumentos do cirurgião plástico para redefinição do contorno corporal. Importante lembrar que a lipoaspiração é adequada para tratamento de gordura localizada, e não funciona como método de emagrecimento. O Conselho Federal de Medicina estabelece limites de segurança de volume máximo a ser aspirado, que é de 5 a 7% do peso corporal.

Como são as cicatrizes?

As cicatrizes são pequenas, em torno de 1 cm de comprimento e costumam ficar em áreas escondidas pelas roupas. O número de cicatrizes depende da quantidade e localização de gordura a ser aspirada.

Vou sentir muita dor após a cirurgia?

Analgésicos simples costumam controlar bem a dor no pós-operatório, desde que seja respeitado o repouso recomendado.

Preciso utilizar drenos?

Não costumamos usar drenos em lipoaspirações, mas isto pode ser necessário em casos de exceção.

Qual o tipo de anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Geralmente é possível operar com uma anestesia peridural e sedação ou com anestesia geral.

Lipoaspiração isoladamente pode rejuvenescer o abdome?

Sim. Em pacientes jovens que tem bom tônus da pele e gordura localizada apenas, com mínima flacidez muscular, a lipoaspiração provoca retração de pele, sem necessidade de retirada cirúrgica de pele.

O que é Minilipo?

Minilipo, Hidrolipo, Lipolight e muitos outros nomes significam apenas uma lipoaspiração de volumes menores e feitos com anestesia local. Estes procedimentos têm riscos similares ao de uma lipoaspiração e resultados menos satisfatórios.

O que é Vibrolipo?

O que é Vibrolipo?

É uma lipoaspiração com os mesmos princípios, mas com a ajuda de um aparelho que comanda a movimentação da cânula, diminuindo o esforço físico do cirurgião, e permitindo um trabalho de maior detalhamento na lipoaspiração.

O que é lipoaspiração seca?

Quando se fala em lipo seca, estamos nos referindo à técnica em que a aspiração é feita sem a infiltração prévia de solução na gordura, o que aumenta a perda de sangue na cirurgia. Assim como a grande maioria dos cirurgiões plásticos, só utilizo a lipo seca para situações bem específicas. Utilizo a técnica de lipoaspiração úmida, em que infiltramos na gordura uma solução de soro fisiológico, um vasoconstritor e eventualmente anestésico. Isto diminui muito a perda de sangue e a formação de hematomas.

Posso usar essa gordura para por em outra parte do corpo?

Sim. Parte da gordura aspirada pode ser enxertada em outras partes do corpo. Geralmente as pacientes pedem para enxertar no bumbum.

Posso engordar de novo após uma lipoaspiração?

Sim. A lipoaspiração retira a gordura localizada existente mas isto não impede que o paciente volte a ter novos acúmulos de gordura. É essencial continuar cuidando da forma física com boa alimentação e exercícios físicos.

Preciso de drenagem linfática no pós-operatório?

A lipoaspiração deixa espaços (canais) em que acumulam se bastante secreção, portanto é muito importante fazer drenagem linfática no pós-operatório para diminuir mais rapidamente o edema (inchaço) resultante do procedimento, que nada mais são do que as cicatrizes dentro da gordura.

 

Preciso repousar por quanto tempo após a cirurgia?

Em torno de duas semanas muitas pacientes já conseguem retornar às atividades físicas menos intensas.