Mamoplastia De Aumento / Silicone

A mamoplastia de aumento é a cirurgia para aumentar o volume das mamas, o que conseguimos com a implantação de próteses de silicone. Os primeiros registros de tentativas de aumento mamário são de 1890, sendo que diversos materiais foram testados. Em 1962, teve início a mamoplastia com próteses de silicone similares às atuais, sendo a americana Timmie Jean Lindsey, a primeira paciente a receber tais implantes. Ao logo dos anos, o material das próteses evoluiu bastante, aumentando sua segurança e confiabilidade. Há próteses de tamanhos e formatos diferentes que melhor se adéquam a cada caso.

Quem precisa usar próteses de mama?

As pacientes que nos procuram geralmente queixam-se de seios pequenos, perda de volume excessivo após a gestação ou perda de peso, mamas ptosadas (caídas), assimetria de volume ou de forma, ou simplesmente desejam melhorar o contorno corporal.

Com que idade posso por uma prótese de mama?
Não existe uma idade mínima limite, mas por segurança aceitamos pacientes que tenham no mínimo 16 anos. São necessários alguns cuidados como:

  • O crescimento das mamas deve ter estacionado há pelo menos 1 ano.
  • Ter maturidade emocional suficiente para se submeter a uma cirurgia plástica e entender seus riscos e benefícios.
  • Apoio da família e amigos.

Como Escolho o Tamanho da Prótese?

Avaliamos um conjunto de fatores, como: desejo da paciente; tamanho atual da mama; elasticidade da pele; diâmetro da base da mama; distância entre o mamilo e o sulco da mama; largura do tórax; altura da paciente; entre outros aspectos do exame físico.

Quais os Tipos de Prótese?

Quanto ao formato, elas podem ser redondas ou anatômicas. Quanto à superfície, podem ser lisas ou texturizadas. Quanto ao perfil, podem ser desde baixo até super alto.

Onde Fica a Cicatriz?

As cicatrizes de uma mamoplastia de aumento podem ser localizadas no sulco, logo abaixo da mama, ao redor da aréola ou na axila. A grande maioria dos cirurgiões prefere a via do sulco mamário. A cicatriz fica bem escondida, inclusive pelo biquíni, tem pequena extensão e costuma ser de ótima qualidade.

Qual o Tipo de Anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Ele avalia detalhes da situação de saúde da paciente. Pode variar de uma anestesia local com sedação até uma anestesia geral.

Vou sentir dor no pós-operatório?

A mamoplastia de aumento não é uma cirurgia que costuma causar muita dor no pós-operatório. Normalmente analgésicos simples que usamos de rotina são suficientes para evitar a dor.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção deixamos um dreno

 

Colocar prótese aumenta o risco de câncer de mama?

Recentemente foram realizados vários estudos nos EUA incluindo em torno de 500.000 mulheres que utilizam próteses de mama, mostrando não haver relação entre uso de próteses e aumento do risco de câncer de mama, assim como para outras doenças da mama.

Colocar prótese atrapalha amamentar?

A prótese é posicionada por baixo da glândula mamária ou do músculo peitoral. Desta forma, não há comprometimento da amamentação por não se alterar em nada a glândula mamária. Também não há evidências científicas de eliminação de qualquer partícula de silicone no leite materno.