LIPOESCULTURA

Lipoescultura é o procedimento em que a gordura aspirada é aproveitada para enxertia (implantação), na mesma cirurgia, em outras áreas desejadas do corpo, como glúteos, face, etc.

Como são as cicatrizes?

Geralmente as mesmas da lipoaspiração. As cicatrizes são pequenas, em torno de 1 cm de comprimento e costumam ficar em áreas escondidas pelas roupas. O número de cicatrizes depende da quantidade e localização de gordura a ser aspirada.

Vou sentir muita dor após a cirurgia?

Analgésicos simples costumam controlar bem a dor no pós-operatório, desde que seja respeitado o repouso recomendado.

É verdade que a gordura é toda absorvida pelo organismo?

Parte da gordura que é infiltrada é absorvida pelo organismo sim, no entanto a maior parte permanece, preenchendo a área que desejamos. Não é possível dizer o quanto permanece, em virtude das diferenças de metabolismo entre uma pessoa e outra.

Preciso utilizar drenos?

Não costumamos usar drenos em lipoaspirações e lipoescultura, mas isto pode ser necessário em casos de exceção.

Vou sentir dor no pós-operatório?

A mamoplastia de aumento não é uma cirurgia que costuma causar muita dor no pós-operatório. Normalmente analgésicos simples que usamos de rotina são suficientes para evitar a dor.

Preciso usar dreno?

Apenas em casos de exceção deixamos um dreno

 

Qual o tipo de anestesia?

A decisão é tomada pelo anestesista em conjunto com a paciente e equipe cirúrgica. Geralmente é possível operar com uma anestesia peridural e sedação ou com anestesia geral.

Posso engordar após enxertar gordura em outra parte?

O ato de enxertar gordura é controlado. Na lipoescultura retiramos o excesso de alguns locais e recompomos em outros de acordo com a necessidade, sem risco de a paciente engordar por causa disto. Naturalmente, é necessária uma rotina pós-operatória de boa alimentação e atividades físicas para evitar novo ganho de gordura.

Preciso de drenagem linfática no pós-operatório?

A lipoaspiração deixa espaços (canais) em que acumulam se bastante secreção, portanto é muito importante fazer drenagem linfática no pós-operatório para diminuir mais rapidamente o edema (inchaço) resultante do procedimento e evitar as fibroses, que nada mais são do que as cicatrizes dentro da gordura.

Preciso repousar por quanto tempo após a cirurgia?

Em torno de duas semanas muitas pacientes já conseguem retornar às atividades físicas menos intensas.